Treino Concorrente e CrossFit?

by | May 8, 2018

 

A maioria precisa de força e condicionamento

As pessoas têm necessidades e metas diferentes. Muitos podem querer ficar mais fortes ou mais potentes, ter mais resistência e ter a melhor aparência possível. Da mesma forma, a maioria dos atletas exige uma combinação de força, potência e resistência que o ajuda a melhorar o desempenho em seu esporte. Há extremos de um continuum, como um levantador de peso competitivo cujo objetivo é melhorar a força máxima de uma repetição (1RM) e o maratonista no extremo oposto do levantador competitivo. Mas a maioria dos indivíduos está entre esses extremos. Isso requer treinamento combinado ou concorrente para força e/ou potencia e resistência. Como é compatível o treinamento de força / potência e resistência ao mesmo tempo? Esta é uma questão importante, porque a maioria das pessoas precisa treinar os dois.

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O ex-campeão do CrossFit, Jason Khalipa, remou 21,097 metros em 1:18:02 e Clean e Jerk 355pounds

O Dr. William Kraemer fez uma apresentação sobre esse tópico na Conferência Nacional NSCA de 2012, intitulada Compatibilidade de Programas de Treinamento: Problemas e Soluções.

Concentrar-se nos principais pontos da apresentação do Dr. Kraemer e no que a NSCA publicou sobre este tópico desde a palestra do Dr. Kraemer em 2012 deve ajudar a esclarecer o que a NSCA fez para melhorar nossa compreensão . A comparação de quanto trabalho a NSCA realmente fez sobre esse tópico em relação ao seu trabalho com suplementos e bebidas esportivas também ajudará a iluminar a motivação da NSCA para a pesquisa. Lembre-se de que a missão da NSCA é “apoiar e disseminar o conhecimento baseado em pesquisa e sua aplicação prática para melhorar o desempenho atlético e a boa forma”.

Visão geral da unidade motora

Antes de examinar a apresentação do Dr. Kraemer, lembre-se de que uma unidade motora (UM) é um nervo motor e as fibras musculares que ele inerva.

As unidades motoras do tipo II (MU) são de contração rápida, enquanto as do tipo I são de contração lenta. A pessoa média terá uma mistura bastante uniforme destas, enquanto um velocista de classe mundial provavelmente será abençoado com muito mais Tipo II . Da mesma forma, um atleta de resistência de classe mundial seria dotado de mais Tipo I . Tipo II  são adequados para velocidade, potência, força e tamanho. Tipo I  estão associadas a funções oxidativas ou resistência. Então, que tal treinar tanto força / potência quanto resistência ao mesmo tempo? É disso que fala a apresentação do Dr. Kraemer. Encorajo a assistir a toda a apresentação, mas eu listei os pontos  que correspondem ao assunto de foco

Quero enfatizar que muitos dos estudos sobre os quais o Dr. Kraemer falou em sua apresentação, NÃO foram publicados pela NSCA. É importante perceber que esta área de treinamento concorrente ou compatibilidade de treinamento, como a apresentação do Dr. Kraemer, só foi estudada nos últimos trinta e cinco anos aproximadamente.

A literatura sobre treinamento simultâneo: Slim Pickin ‘

 

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O primeiro artigo cientifico que o Dr. Kraemer menciona é o trabalho de Hickson em 1980 . O estudo de Hickson usou individuos não treinados que levantaram 3x/semana  e correram a distância nos outros três dias com um dia de descanso. No periodo de sete semanas, houve um platô de força e depois diminuiu. O consumo máximo de oxigênio aumentou. Então, o treinamento de com pesos não afetou a resistência/endurance (6:58).

No artigo cientifico de 1985, Dudley et al. fez um estudo que utilizou três dias de intervalados de bicicleta intenso (5 x 5 minutos atingindo o pico de consumo de oxigênio durante cada um) e treinamento isocinético usando 2 séries de 30 repetições em dias alternados. Em potencia/velocidade , não houve diferença. Assim, talvez o  programa de treinamento tenha influenciado de maneira negativa as adaptações em alta velocidade (8:50).

Em meados da década de 1980, a partir de alguns artigos cientificos e estudos como Dudley et al., Sabia-se que potencia e força em alta velocidade  podem ser comprometidos pelo treinamento de resistência/endurance. O oposto não era verdade. O treinamento de força ou potência melhorou a performance em endurance.

No final dos anos 80, Hickson fez um estudo artigo cientifico em que acrescentou treinamento de força a corredores de elite de 5 e 10 km . Ele os colocou em treinamento  de força de 5RM usando exercícios como agachamentos. Ele melhorou sua corrida com subidas e a capacidade de sprints . Não houve alteração na hipertrofia (tamanho muscular) nesses corredores (12:44).

Dr. Kraemer afirma que no início dos anos 90 foram realizados estudos que examinaram a combinação de treinamento aeróbico e treinamento com pesos, mas cometeram o erro de usar testes isocinéticos, mesmo que o treinamento não estivesse em equipamento isocinético. Parece um pouco engraçado que o Dr. Kraemer chame a atenção para esses estudos mal feitos por cientistas do exercício (16:19).

Nelson et al. publicou um artigo em 1990 que analisou os efeitos do treinamento simultâneo de força e resistência nas características das fibras musculares (15:32). O Dr. Kraemer enfatiza que o ciclismo, que não envolve o estresse excêntrico e a aceleração da corrida, pode não resultar na atenuação da força observada em programas de treinamento de força e corrida de longa distância em dias alternados (17:18).

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O ciclismo interfere menos na força do que na corrida?

Também em 1990, Sale et al. examinou o treino com pesos concorrente alternado ou no mesmo dia de treinamento aeróbico. Eles usaram pesos leves (15-20 repetições) que basicamente enfatizam a mesma MU que o treinamento de resistência/endurance. Este grupo de pesquisadores viu melhores resultados com o treinamento simultâneo realizado no mesmo dia (17:45).

Dr. Kraemer se torna um pouco animado falando sobre estudos sobre compatibilidade de treinamento com uma  voz dramática sobre o desenho do estudo dizendo: “O que você está criando?” Ele parece agitado com o desenho do programa de treinamento em alguns desses estudos. : 37).

McCarthy et al. em meados dos anos 90 em um artigo fizeram séries de seis repetições de treinamento de resistência combinadas com treinamento aeróbico em 70% da reserva de freqüência cardíaca no mesmo dia com indivíduos não treinados e não observaram nenhuma incompatibilidade de treinamento (18:57). Dr. Kraemer menciona que este foi um dos primeiros estudos a trazer uma luz para o programa de treinamento! Mais uma vez, isso parece indicar que o Dr. Kraemer acha que alguns desses estudos foram mal feitos.

Ao pónto de 20:55, o Dr. Kraemer menciona o trabalho que o Dr. Andrew Fry fez há muitos anos. Lembro-me de um estudo do Dr. Fry  sobre jogadores de futebol americano de Memphis (um estudo raro sobre atletas universitários). Os jogadores estavam ficando mais fortes, mais potentes e ágeis até que os treinadores de futebol interferiram na adição de sessões de condicionamento que Fry descreveu como “sprint até você vomitar” antes do treino de futebol na primavera (43:05). Os jogadores ficaram mais lentos e mais fracos com os treinadores de futebol invadindo/interferindo no programa de força e condicionamento. Dr. Kraemer, ao falar sobre o estudo de Fry sobre jogadores de futebol, apenas diz que os treinadores de futebol destruíram o programa.

Os militares precisam desenvolver força e resistência ao mesmo tempo.
Os militares precisam desenvolver força e resistência ao mesmo tempo.

Dr. Kraemer menciona um “artigo cientifico ideal que ele fez com os militares, que incluiu quatro dias de treinamento por semana. Dois dias foram “supersets” de descanso curtos para treinamento de resistência, enquanto os outros dois dias foram levantamentos pesados ​​e corridas intervaladas intensas. Os dias de descanso foram quarta-feira, sábado e domingo. O artigo foi ideal pois os indivíduos foram treinados e tudo o que fizeram foi comer, treinar e descansar. o grupo que fez apenas o treinamento de força (sem intervalos) aumentou a potência de membros inferior e superior. Além disso, o grupo que fazia o treinamento intervalado não melhorou o consumo de oxigênio. Assim, mesmo com o condicionamento metabólico, isso parece indicar que aqueles que já são altamente treinados não melhorarão o consumo máximo de oxigênio (22:06).

aqueles que já são altamente treinados não melhorarão o consumo máximo de oxigênio

As transições de fibras musculares são mencionadas (26:14) e há um slide mostrando as adaptações de tamanho de fibra do Dr. Kraemer para treinamento de resistência, treinamento de força e treinamento concorrente (27:06).

O Dr. Kraemer fala sobre MU e atletas (30:45) e menciona que dados concretos são difíceis de obter porque os projetos de estudo não tratam disso (34:09). Um slide de antagonismo do exercício é mostrado que enfatiza a necessidade de periodização, volumes reduzidos e descanso (43:05).

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Decatleta olímpica Ashton Eaton correu 1500m em 4:14 e shot put mais de 15metros.
http://www.slate.com/blogs/five_ring_circus/2012/08/09/ashton_eaton_olympics_2012_will_the_american_star_make_decathlon_popular_again_a_look_at_the_rise_and_fall_and_rise_and_fall_of_the_olympics_marquee_event_.html

Publicações da NSCA sobre TreinamentoConcorrente 2012-2015

A partir da apresentação do Dr. Kraemer, podemos falar que o treinamento concorrente foi estudado apenas nos últimos trinta e cinco anos. Além disso, muitos estudos foram em sujeitos não treinados, não a longo prazo (a maioria das 12 semanas ou menor  duração) e, de acordo com o Dr. Kraemer, limitado pelo design do programa de treinamento deficiente (18:37) e pela falta de dados concretos (34:09 ). É óbvio que muito trabalho precisa ser feito nessa área. Então, o que a NSCA realmente publicou sobre este tópico desde a apresentação do Dr. Kraemer para adicionar algo a este corpo limitado de conhecimento sobre treinamento concorrente?

Usando um critério que um artigo cientifico  deveria ter pelo menos seis semanas , eu contei dezesseis estudos simultâneos de força e resistência publicados no JSCR desde a apresentação de Kraemer em 2012. Um deles é a meta-análise de Wilson et al. (2012) que o Dr. Kraemer menciona em sua apresentação. Esse Wilson et al. meta-análise basicamente concluiu que treinamento de resistência combinado com corrida (mas não tanto com ciclismo) tendeu a reduzir a força e hipertrofia. A interferência da resistência com força e hipertrofia está relacionada à modalidade, frequência e duração do treinamento de endurance utilizado de acordo com Wilson et al. (2012).

 

A necessidade de artigos sobre CrossFit

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Em 2009 CrossFit Games, Mikko Salo ficou em segundo na corrida de longa distância e chegou a 495-lb. na escada do deadlift.

Qualquer um remotamente familiarizado com o CrossFit conhece a grande variedade de WODs. Obviamente, eles não combinam apenas treinamento de corrida e resistência ou treinamento de ciclismo e resistência. Por exemplo, o treino “Fran” é thrusters e pullups. Um treino no dia seguinte poderia ser de 800 metros e levantar uma bola de 125 libras por 10 repetições. O dia seguinte poderia ser  um agachamento de 1RM e assim por diante. Este mundo  do CrossFit não se alinha com o trabalho acadêmico  que foi  publicou em treinamento concorrente.

Dr. Kraemer apontou as falhas do projeto de estudo (18:37) e disse que dados  sobre treinamento concorrente eram difíceis de encontrar (34:09). Em vez de fazer estudos comparando o CrossFit com outros programas de treinamento concorrentes ou estudando os principais esportes americanos de futebol, basquete e beisebol

Referência
Wilson, JM et al. Treinamento concorrente: uma metanálise examinando a interferência de exercícios aeróbicos e resistidos. J. Strength Cond. Res (26) (8): 2293-307, 2012.

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