GLOSSÁRIO RESPIRAÇÃO & TREINO

Glossário Sobre Respiração 

 

 

 

Apneia: 3 intervalos de respiração em caracterizados por uma inspiração, uma respiração prolongada , seguida por uma exalação prolongada. O treinamento de apnéia é usado principalmente para aumentar a tolerância ao acúmulo de CO2 no corpo ( mergulho livre por exemplo; em níveis menos estressantes, no entanto, a apnéia é uma ótima ferramenta para desestressar o sistema nervoso central. VER VÍDEOS

Sistema Nervoso Autônomo (SNA): o sistema nervoso autônomo é uma “parte” do sistema nervoso,  responsável pela regulação de mecanismos que geralmente não exigem pensamento consciente (frequência cardíaca, pressão arterial, digestão etc); pode ser dividido em duas partes, o simpático e o parassimpático. Embora os processos sejam governados  geralmente inconscientes, a respiração pode servir como uma conexão poderosa a essa parte do nosso corpo. Pode ser conectado ao nosso estado subconsciente, que é 30.000 vezes mais forte que o nosso estado consciente. A ser ativo por 95% ou mais do nosso dia.

Tom Autonômico: tom autonômico se refere ao espectro dinâmico entre nossas tendências simpáticas e parassimpáticas na fisiologia e comportamento.

Teste do Balão: o teste de balão é uma abordagem “leiga” para medir o volume expiratório forçado (FEV). Um balão de festa comum é usado com três linhas desenhadas equidistantes . Com uma respiração, o balão é preenchido ao máximo, observando em qual linha o ar enche o balão. Isto serve como uma referência para a capacidade pulmonar básica e a força muscular de ventilação.

Respiração dos Foles: referida como bhastrika nos Textos de Yoga, a poderosa respiração nasal circular é frequentemente usada por praticantes avançados para desenvolver a força e o controle diafragmáticos, bem como para limpar profundamente as cavidades sinusais. Este é um movimento da barriga superior, onde o kapalabhati é mais focado na expiração e na ” barriga inferior” OU PARTE INFERIOR.

Efeito de Bohr: a troca química pela qual o comércio de oxigênio e dióxido de carbono se situa na hemoglobina durante a respiração aeróbica

Onda de Respiração: o processo mecânico completo pelo qual a cavidade torácica se expande para preencher os pulmões de forma mais eficaz. Geralmente descrito como barriga, costelas, peito último e menos. Os ombros e o pescoço permanecem relativamente imóveis, exceto pelo efeito secundário da respiração. Esses músculos são incluídos apenas na respiração em momentos de alto estresse.

Tecido Adiposo Marrom : frequentemente referido como gordura marrom, ao contrário da gordura branca, é metabolicamente ativo e contém mitocôndrias muito semelhantes à musculatura. Este tecido está localizado no alto da cavidade torácica e, quando ativado pela exposição ao frio, gera calor pela oxidação da gordura branca

Respiração com Cadencia: descreve um padrão respiratório de rítmico básico utilizado para o desenvolvimento do controle da respiração, bem como a preparação para práticas respiratórias mais avançadas. Em cenários de performance, a respiração com a cadência também pode ser uma forma potente de regular o sistema nervoso central.

Teste de Tolerância ao Dióxido de Carbono (CO2): envolvendo uma expiração prolongada após 3 a 5 respirações, o teste de tolerância ao CO2 é a principal forma de aprendermos como o nosso corpo lida com o estresse e com o desperdício metabólico. Embora nenhum teste individual forneça informações completas sobre nossa fisiologia, o teste de CO2 ajuda-nos a estabelecer linhas de base para entrar em contato com nossa fisiologia mais profunda e medir o progresso nesse campo também. FAZER O TESTE DE C02

Pausa de Controle: O teste do Método Buteyko usado para estimar a quantidade de CO2 no corpo; caracterizada pela respiração normal para 2:00, seguida por uma respiração que é liberada na primeira vontade de respirar.

Diafragma: O grande músculo em forma de pára-quedas que conecta as costelas inferiores e a coluna vertebral; um músculo primário para inspiração e auxilia na estabilização da coluna sob carga.

Baixa Regulação: Ter o corpo em um estado de autonômico mais simpático (maior reação a estimulação) para um  tom parassimpático (menor reação a estimulação). Isso é feito em um esforço para maximizar o descanso, a cura e a integração de informações aprendidas. Geralmente realizado após o treino ou antes de dormir.

Treinamento de Exposição: Qualquer treinamento com estresse intencional induzido pelo ambiente circundante imediato. Isso pode ser relacionado ao habitat (correr ao ar livre quando o clima é ruim) ou pode ser um estressor controlado e propositado com terapia de calor e frio; ou seja, hipotermia terapêutica, hipertermia terapêutica

Volume Expiratório Forçado (FEV): a quantidade total de ar expirado em uma respiração. Isso pode ser medido de várias maneiras. Mais precisamente com um espirômetro, mas também com um teste de balão mencionado acima.

Posições Respiratórias Formais: posição na qual a pelve, coluna e caixa torácica estão alinhadas para a máxima eficiência de ventilação com o mínimo de esforço; ou seja, posição de lótus, estilo japonês ajoelhado (seiza)  ASSISTA AO VÍDEO

Hormese: um evento biológico pelo qual uma resposta benéfica acontece como resultado de uma dose reduzida de uma substância tóxica; construção de tolerância para uma adaptação benéfica

Treinamento Hipertérmico: exposição intencional a condições de calor estressantes, a fim de alcançar um estado de hormese que resulte em uma adaptação fisiológica positiva, ou seja, sauna

Treinamento Hipotérmico: exposição intencional a condições de frio estressantes, a fim de alcançar um estado de hormese que resulte em uma adaptação fisiológica positiva, ou seja, banho de gelo

Respiração de Kapalabathi (“Caveira Brilhante”): um padrão de respiração nasal das práticas de Yoga usadas como uma técnica para aprender o controle do diafragma, assim como”limpar o peito” Essa técnica também eleva a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea rapidamente e, portanto, pode ser qualificada como um regulador ascendente simpático. Este método requer que o ventre inferior se infiltre rapidamente, onde a respiração do fole (bhastrika, iogue) é mais rápida para a frente e para trás e um ventre mais alto . ASSISTA VÍDEO

Respiração nasal: inspirando e expirando apenas pelo nariz. As passagens nasais são projetadas para respiração e executam funções que incluem limpeza e umidificação de ar, bem como liberação de óxido nítrico um vasodilatador que ajuda ainda mais com a difusão de oxigênio na corrente sanguínea. ASSISTA VÍDEO

Estados Não-Ordinários de Consciência (NOSC): também conhecido como “Flow” (Kotler, et al); aqueles estados de ser cognitivo fora do reino de nosso modo de pensar comum; Estes incluem trance, meditação ou fluxo, como são frequentemente referidos no esporte. Esses estados permitem estados avançados de desempenho físico e mental e são frequentemente caracterizados por uma perda temporária de “eu”

Termogênese sem calafrios: calor no corpo não produzido pela ação de tremores dos músculos esqueléticos; isto inclui a termogênese relacionada aos movimentos, bem como o calor produzido como resultado da ativação da “marom”

Volume Corrente Posicional: o volume pulmonar representando o volume normal de ar deslocado entre a inspiração e a expiração normais quando não é aplicado a um esforço extra; em posições relacionadas a performance, gostamos de ver o VCP em pelo menos 80% em posições respiratórias formais.  ASSISTA VÍDEO

Músculos Respiratórios Primários: os músculos esqueléticos mais bem equipados para contribuir efetivamente para a ventilação; ou seja, diafragma, intercostais

Sistema Nervoso Parassimpático (SNP): o ramo do Sistema Nervoso Autônomo que é comumente referido como repouso, digestão e cicatrização e é a contrapartida do Sistema Nervoso Simpático. O PNS é alimentado pelos nervos cranianos localizados no cérebro. Suas mensagens são transferidas para uma variedade de órgãos e regulam muitos sistemas metabólicos abaixo do nosso nível de consciência. Este deve ser o principal impulsionador da fisiologia.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF): uma técnica de mobilidade que incide sobre a dinâmica neuromuscular para redefinir as relações de tensão de comprimento no tecido mole; a aplicação envolve uma relação de inalação / suspensão de 447+ e cria tensão muscular / expiração de 7 + segundos

Sistema Nervoso Simpático (SNS): o ramo do Sistema Nervoso Autônomo que é comumente referido como LUTA ou ESTRESSE ou Tensão. O SNS é alimentado pelos gânglios simpáticos localizados na parte superior das costas. Esses nervos ativam nossas glândulas supra-renais e nos mobilizam para fugir do perigo, lutar ou desligar até que a circunstância avassaladora termine. Este sistema foi projetado para uso a curto prazo.

Respiração de superventilação:  uma técnica de respiração que envolve um aumento intencional na taxa de respiração. Isso difere da hiperventilação, pois a hiperventilação é um mecanismo inconsciente que responde à ineficácia metabólica. As técnicas de superventilação podem ser usadas para oxigenar rapidamente o corpo, criando uma regulação do SNC e ajudar a alcançar o NSOC. Não deve ser feito dentro ou da água. VER VÍDEOS

Hipertermia Terapêutica: um estresse hormético que coloca o estresse térmico no corpo para obter uma adaptação fisiológica positiva; ou seja, sauna, banheira de hidromassagem, sala de vapor,

Hipotermia Terapêutica: um estresse hormético que coloca o estresse frio no corpo para obter uma adaptação fisiológica positiva; ou seja, crioterapia, banho frio, banho de gelo

Coluna Torácica: composta pelas vértebras da parte superior das costas. Especialmente relevante no trabalho da respiração, pois as costelas se prendem a essas vértebras e a falta de movimento nessa área pode limitar bastante a capacidade ventilatória

Volume corrente: o volume pulmonar representando o volume normal de ar deslocado entre a inalação e a expiração normal quando não é aplicado esforço extra

Respiração de trabalho: técnicas de respiração frequentemente usadas durante períodos intensos de estresse no trabalho (treinamento ou competição) que permitem ao usuário ficar à frente ou se recuperar de altos períodos de estresse metabólico para continuar o trabalho sem alta degradação na habilidade e desempenho.

Regulação: levar o corpo de um tom autonômico de menor reatividade (parassimpático) a um estado de tom autonômico mais alto (simpático). Isso pode ser feito logo de manhã, antes do treinamento, ou mesmo em momentos em que seja necessária mais atenção ou energia.

Ventilação: o evento mecânico (musculoesquelético) da respiração

Mecânica da Ventilação: as várias habilidades e componentes do corpo musculoesquelético especifico na respiração que nos permite maximizar a resposta fisiológica ao trabalho respiratório e levá-lo às atividades baseadas na performance.

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