Maratona e a breaking2

by | May 8, 2017

Nike e a #Breaking2

O que aprendemos do ponto de vista científico?

No post anterior sobre esse evento, falamos sobre o que poderia ser o desafio da maratona e como ela se representa para o esporte e para a Marca e sobre quebras de barreiras!

Agora falando após o evento sobre outros olhos; O desempenho do Kipchoge no desafio de quebrar a barra de 2 horas foi incrível, excedendo muito as expectativas. Embora muito tenha sido dito sobre a performance e como isso se traduz em uma maratona legítima, o que eu quero explorar são as primeiras reações do que aprendemos do ponto de vista científico.

Com tantas intervenções é impossível traçar o que mais importava, mas uma breve análise do que podemos aprender com esta experiência científica é justificada.

A Performance é algo realmente difícil
Vou começar com cinismo ou realidade antes de entrar no positivo. Três homens entraram na corrida, e dois não chegaram ao meio do caminho. Mas Tadese tem o PR de maratonas, você pode contestar!. Claro, mas para um 58: em meia maratona pela primeira vez em sua carreira uma maratona, 2: 06 + é ^abaixo^ em comparação com a sua proeza EM meia=maratona. É um ótimo desempenhol, mas não um sucesso. Desisa em 2:14 deve ter sido um dia difícil. Então o que conseguimos ver é um Sucesso, uma performance média, e um “fracasso”.

Nessa situação, é tentador se concentrar em Kipchoge e atribuir todas as intervenções como um sucesso, masum pouco de viés. Temos o melhor maratonista de todos os tempos, um homem considerado capaz de correr a 2:02 em uma maratona legítima.

Mas, de um ponto de vista científico, Desisa e Tadese fornecem dados mais interessantes. Será que o “taper” para torná-los “perfeitos” no dia da corrida não ajudou? O combustível extra não funcionou? Será que o tênis não os beneficiou no mesmo grau? Alguma dessas intervenções piorou para alguém como Desisa?

Nós não sabemos as respostas a essas perguntas. Mas é importante ter em mente e analisarmos o oposto. Não podemos proclamar que a periodização e a fase de “tapering” ajudou Kipchoge mais do que podemos dizer que impediu Desisa. Será que o fato de que eles são os melhores maratonistas do mundo (Desisa) e não conseguiu leva-lo até correr uma meia maratona perto de seu melhor, significa que a ciência falhou?

Não! Só mostra que a previsão de performance e otimização é algo extremamente difícil!

O Processo Científico e Avaliação

É tentador escrever sobre o fracasso de Desisa e Tadese como “bem….nós sabíamos que esses caras não eram tão bons!” Mas isso seria um erro. O grupo da Nike para o #breaking2 considerou 60 corredores de elite e depois reduziu a 18. Esses dezoito homens tiveram o VO2max, a eficiência em economia na corrida e outros valores medidos em laboratório para ajudar a determinar quem tinha a melhor chance. Destes 18, usando dados fisiológicos e performances, eles selecionaram os 3 homens que conhecemos. E no final, apenas um tinha uma chance. Nós não sabemos quem estava em entre os 60, mas o que eu acho que isso mostra o quão longe testes fisiológicos é na previsão de performance.

Durante a transmissão, voce pode ouvir os testes feitos nesses corredores. Mas o que podemos afirmar é que, a seleção baseada em dados fisiológicos não parece ajudar mais do que simplesmente olhar apenas para a performance em corridas.

No caso, Tadese tem a melhor fisiologia do planeta, no entanto, suas façanhas em maratona não são espetaculares considerando esssa fisiologia e uma 58:23 meia maratona. Seu VO2max e economia na corrida são MUITO impressionates. No entanto, por que ele não correu mais rápido do que 2:10 e 2:06 em um percurso de corrida? Claro, com melhor ritmo, ele pode fazer um sub 2:05 durante a tentativa de sub 2, talvez mais!Em condições ideais, com um monte de ajuda extra, você esperaria um homem que tem os melhores testes de laboratório na história mais a melhor meia maratona da história correr mais rápido, não?

Eu não estou depreciando Tadese, e sim que é um enigma interessante. Até agora, a culpa está sendo colocada em sua estratégia de älimentação. No entanto, isso foi corrigido e otimizado, e ele ainda fez isso apenas perto da metade da corrida. Obviamente o fornecimento de nutrientes ajudou, mas não é o único fato. Apesar de sua fisiologia e performances, quais são os outros fatores que não podemos medir que segurou Tadese para ser o melhor?

Em geral, acho que a lição sobre a seleção e medição de dados fisiológicos é clara. Apesar do que os pesquisadores podem professar, dados de laboratório nos deixam apenas dentro de 2-5 minutos de prever a performance em média. Você pode fazer o mesmo olhando as performances dos atletas e dando um palpite. Precisamos ir ainda mais longe! Como cientistas e tentar entender e elucidar A performance além do VO2max tradicional, Economia de Corrida, e variáveis de Limiar de lactato.


Tenis: Apenas HYPE ou ajuda?

O marketing que experimentamos durante a corrida interamente focada no Tenis. \
Quanto de energia eles fornecem, quanto tempo economiza?Ninguém sabe.

Poderiamos dizer que eles ajudaram Kipchoge, mas impediram Desisa? Isso parece improvável. Mas o que podemos dizer a partir da quantidade de corredores que os usaram na competição, que um efeito variável é o mais provável.

Sabemos que uma grande quantidade de corredores usaram os mesmos sapatos ou protótipos semelhantes em maratonas. Rupp, Hasay, Cragg, Bekele, Flanagan, os 3 homens na tentativa da Nike e o Breaking2 e muito mais. O que nós vimos é alguns que melhoraram com os sapatos e muitos dentro de expectativas. Por exemplo, achamos que Rupp ou Bekele teriam corrido alguns minutos mais devagar em Boston ou Londres sem os tenis? Eu acho que não.

Por outro lado, Kipchoge excedeu as expectativas e Jordan Hasa, realizou performances que ultrapassaram em muito tudo o que já havia feito em sua vida. Será que o tenis pode beneficiar Hasay a um grau muito maior, ou houve outro fator?

Nossa melhor conclusão neste momento é que o tenis parecem ter um efeito variável, talvez dando alguns corredores nenhuma vantagem, outros um meio por cento, e para alguns “fora do padrao” um grande efeito. Testes da própria Nike sugeriu variação entre 2 e 7% em mudanças na economia, mostrando que os sapatos podem ajudar alguns mais e outro menos.

A questão é porquê?

Elaboração e Psicologia

Pace parece importar. Muito.Até agora, olhando os splits de 5k , a consistencia desempenhou um papel fundamental variando apenas alguns segundos.

Além disso, a formação dos “pacers” que foi feita e carro parecia fornecer uma assistência substancial.A economia energética dos corredores já foi explorada em outros lugares. Os efeitos do carro. Deve-se notar que ciclistas de elite e pesquisadores têm comentado que o carro iria proporcionar um efeito de deslizamento, mesmo se ainda houvesse vento.

Até que ponto, duas estimativas diferentes indicaram que a elaboração de carros ajudou o pacer entre ~ 89seg e 111 segundos.

Uma última coisa a considerar é o benefício psicológico de ter alguns pacers com você durante toda corrida. Noel Brick e seu grupo fizeram um trabalho sobre os benefícios psicológicos no ritmo. O que foi hipotetizado é que com “pacers”, a decisão que voce faz sobre o ritmo é diminuida. Nós chegamos a “desligar a nossa mente” e focar apenas em seguir. Removendo o processo mental, libertamos nossas mentes para nos concentrarmos na tarefa em questão.

Ter pacers todo o caminho significa que não temos mais de engajar nossas mentes no esforço e ritmo, uma vez que os pacers estao presentes, como em uma maratona tradicional.

Entre o carro e a formação em V dos corredores, parece ter feito um efeito significativo.

Além de tudo isso

Os casos mais interessantes são de Desisa e Tadese Por quê? Porque podemos ver a fadiga em circunstâncias extremas. Raramente corredores chegam na fadiga até quebrar e tentam aguentar. Em Desisa, você tem que ver um exemplo de fadiga extrema e Tadese uma versão mais moderada dele.

É interessante para mim que esses dois caras, apesar de todos os gadgets, ritmo, elaboração, e assim por diante, não fizeram a metade ou mal fizeram.

O que vimos foi uma grande demonstração de como a fadiga ocorre quando você pressiona o máximo que pode, ignorando os sinais para diminuir. Uma vez que eles quebram, ocorre uma queda lenta e gradual ou uma queda drástica, dependendo de quão longe eles se mantiveram em estado de fadiga. Desisa não ficou sem glicogênio no km 20, obviamente. Seu corpo sentiu que estava acima da linha vermelha para conseguir terminar uma maratona naquele esforço, e apesar de resistir a aquela informação por tanto tempo quanto possível, seu corpo e mente o “chutou” para baixo gradualmente.

Fadiga é uma coisa complexa. Não é apenas física, mas também psicológica e emocional. Nesta tentativa, os corredores permaneceram em um ritmo bem definido, tentando correr em ritmo de maratona de 2 horas enquanto pudessem. O que significa, é que os corredores têm de ignorar as sugestões internas e sensações que estão informando que eles precisam diminuir a fim terminar a maratona. Numa corrida natural, o cérebro e o corpo podem dirigir este aviso , e veremos um corredor sempre tão lento conforme a fadiga aumenta. Além de tudo devemos lembrar que não foi uma corrida normal e sim um contra-relógio!

Em situações em que temos esse feedback, continuamos o máximo que pudermos, enquanto o nosso corpo aumente esse feedback Nosso esforço aumenta, as sensações de dor aumentam, e nós temos um aumento de momentos emocionais onde as dúvidas começam a se espalhar em nossa mente. Quanto mais tempo ignoramos a o aviso de nossos corpos sobre o que somos capazes de fazer, quanto mais alto os sinais. Nosso corpo está tentando se proteger. O que acontece se simplesmente ignorarmos? Bem, o último 1km da corrida de Joshue Cheptegei fornece um vislumbre.

Talvez estimulado pela multidão, Cheptegei correu muito além de seu limite, e no final, seu corpo não deixou outra opção a não ser “desligar” . Nem mesmo a emoção de vencer diante de uma nação inteira poderia impulsioná-lo para frente, passando pela fadiga. Ele deligou, cambaleando pela linha de chegada.

Quando você corrida, o ritmo naturalmente flui. Na tentativa de uma maratona em sub 2 horas, foi uma tentativa de ficar em um ritmo o maior tempo possível, com pouca variação. Isso pode ser eficiente, mas também é uma receita resistir o maior tempo possível e, em seguida, se deligar. Que, mais ou menos é o que aconteceu com Tadese e Desisa. Quanto mais tempo empurrando dentro da fadiga sem digerir e administrar os sinais, maior a queda

E foi isso que vimos;p or outro lado, Kipchoge foi capaz de moldar isso, ficando apenas ao lado daqueles sinais.

No final, nós gostamos de pensar que entendemos a fadiga, mas a realidade é que temos muitas teorias sobre a fadiga, mas não um acordo sobre a compreensão. Que é incrível se pensarmos nisso. Nós temos todas pesquisas, e ainda assim, ainda temos o uma compreensão rudimentar do por que as pessoas se cansam e diminuem a velocidade durante uma corrida.

E a periodização e o Taper?

Um ponto de ênfase pelo grupo foi o uso de uma fórmula pelo Dr. Phil Skiba, um homem cujo trabalho é admirável Para Kipchoge, ele sugeriu que seu treinador ajustar-se por 2 dias. Nós estamos comemorando seu desempenho como um indicador de um resultado ótimo!

Enquanto eu estou quero aplaudir o taper ainda penso, como sabemos que funcionou? Ele falhou com Desisa, que certamente parecia que poderia ter sido um overtraiining ou ele precisava de um taper maior? Não funcionou para Tadese?

Ou, de outra forma, como sabemos que ajudou o Kipchoge? Aqui está um homem que tem um treinador que fez Kipchoge mostrar-se ser o melhor e cada maratona ! Olhe para o seu histórico, 2:05:30 em sua estréia com uma vitória, 2:04 em Chicago, Berlim e Londres, uma vitória 2:03 em Londres, campeão olímpico, e assim por diante. Sua maratona mais lenta foi a estréia 2:04:05 em Berlim!

Se isso não é um especialista, eu não sei o que é. Coaches sonham ter seus atletas com resultados assim. Dada a natureza da maratona, é quase inacreditável que ele não tenha tido um dia ruim.

Então, o taper de 2 dias ajudou seu pico na performance? Bem, talvez eu erre em dizer que o que quer que Kipchoge e Treinador fazem, mostram-se acima de tudo mesmo sem uma fórmula!

O que aprendemos do ponto de vista científico?

A ciência forneceu a resposta para executar sub 2? É tentador. Mas, eu acho que seria um erro. Temos o maior maratonista do mundo, um homem, que demonstrou incríveis dons físicos e psicológicos e determinação. A elaboração e ritmo de configuração parecia permitir-lhe tirar o máximo proveito de si mesmo. Os tenis provavelmente ajudaram, mas quem sabe quanto?

A alimentação durante , a análise de treinamento, e assim por diante o impactaram? Talvez, mas onde estava a ajuda? Será que o algoritmo para o treinamento acabou com Desisa ou precisaria de alguns dias extras?

Nós não sabemos. Pegue o que funcionou, ajuste, mas não venda a formula ainda.

É possível que todos esses gadgets extras, enquanto cientificamente foi Hype durante a transmissão, importou pouco ou nada.

E é por isso que eu acho que este projeto não deve ser uma celebração da nossa compreensão científica, mas sim um empurrão para tentarmos ir ainda mais longe na ciência do esporte. Precisamos entender como prever melhor o desempenho e performance. Precisamos de uma compreensão mais clara de como a fadiga ocorre. Precisamos saber como essas idéias se traduzem no na performance em diferentes ambientes.

O desempenho de Kipchoge deve ser celebrado e analisado. O que o torna diferente? Não é a fisiologia que medimos, pois parece ser pior do que a de Tadese. Qual é o fator que determina a performance, que aparece em corridas e outros esportes há décadas, que não aparece no laboratório? Talvez a psicologia forneça algumas respostas.

No final, não vamos nos deixar enganar pelo viés e, em vez disso, vamos avançar em nosso conhecimento e compreensão. É a mesma razão pela qual, como treinador, é muito fácil convencer-me que sei o que estou fazendo depois de um grande resultado, mas todas as vezes, tenho de me lembrar de quão pouco sei e de como posso ter tido sorte. Performance é difícil. Há sempre um componente humano, mesmo se traçarmos medimos e otimizar tudo!

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