Periodização no CrossFit & Esportes Mistos parte 2

 

Como discutido na parte um de periodização no CrossFit e esportes mistos.as características de treinamento, e os métodos, devem ser colocados um em cima do outro corretamente ao tentar melhorar o desenvolvimento de força e sistemas energéticos  simultaneamente. Agora que o off-season chegou para alguns apos o open e para outros será após o Regionais ou após os Games eu pensei que seria útil fornecer um guia que explica em períodos de competição e fora dele, e como desenvolver adequadamente as características específicas do treinamento em relação à época do ano.

Na artigo  anterior eu parei dizendo …
“Ao dar um passo para trás  e olhando para o quadro geral, primeiro precisamos avaliar um atleta antes de aplicar o conhecimento. Não só em termos de onde eles se encontram , mas também onde eles estão em relação à sua competição prioritária. O atleta em questão precisa construir uma fundação, ou refinar / o que eles já possuem? Estas são grandes questões  que eu não posso simplesmente responder por você; E na realidade voce já deve conhecer as respostas a essas perguntas. No entanto, este nem sempre é o caso. É por isso que é fundamental que você, ou seu treinador / Coach , não apenas implemente um protocolo de avaliação eficaz, mas também  um plano de periodização em torno dele e siga protocolos de treinamento baseado em evidências para permitir que você alcance seus objetivos da maneira mais eficiente / Alguns serão abordados na próxima parte.

Dito isto, se você ainda não passou por um protocolo de avaliação algumas coisas neste  artigo será limitado em aplicação. Se você passou por uma avaliação e sabe onde você se encontra, então este artigo irá ajudá-lo a decidir quais métodos são apropriados, ao treinar uma característica específica, em um determinado momento do ano.

Para começar, as  prescrições de treinamento e periodização, selecionar uma data de competição (ou intervalo de datas no caso do OPEN) e, em seguida, começar a fazer de trás para frente.….

Vamos supor que sabemos que o 2018 Crossfit Games Open irá testar resistência muscular e potência aeróbia predominantemente (manter as coisas simples). Ao trabalhar de trás para frente, podemos então decidir como o  treinamento “deve” parecer 1-2, 2-4 e 4-6 meses antes do evento/ competição  para garantir o melhor desempenho possível. Seguindo essa lógica, podemos então fazer o seguinte esquema de progressão …

No exemplo abaixo eu vou fornecer 2-3 dias de treinamento, em cada fase do ano, com foco nas características dos testes Por causa deste exemplo, vamos supor que o atleta  é equilibrado em potencia -> resistência  , não tem desequilíbrios estruturais, tem uma quantidade decente de treino voltado ao esporte, e é “equilibrado” em todos os aspectos (o qual raramente acontece). Observe também que esses exemplos não influenciam a interação com outras características de treinamento. Altamente relevante porque alguns atletas não podem desenvolver a força absoluta  e a resistência simultaneamente por exemplo

periodizacao crossfit
programacao crossFit
"periodizacao
treinos crossfit

Enquanto os exemplos acima cobrem apenas duas características de treinamento muito básicas, outros elementos como força absoluta, ATP – ciclo de força resistência postural, resistência aeróbia, potência lática / resistência, desenvolvimento de velocidade absoluta … .etc também têm suas próprias regras ditando Como eles devem ser treinados em uma determinada época do ano. Para complicar ainda mais o quadro cada elemento tem interação um com o outro e está em um equilíbrio bem delicado de estímulo e adaptação. Na terceira parte  vou discutir as implicações nesses mecanismos de estímulos conflitantes e como otimizar o equilíbrio entre eles.

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