Periodização Parte 3

by | Oct 30, 2017

Este artigo é a terceira parcela da Periodização e Hierarquia de Treinamento  Antes de continuar, eu recomendo que você veja os dois primeiros artigos AQUI (periodização -parte um) & AQUI.  para se familiarizar com o que foi discutido anteriormente.
Neste artigo,  os conceitos gerais em torno da avaliação / testes do atleta e como s estruturar um programa de atletas em relação a fase de teste, época do ano,entorno individual etc.

Testes: 

Práticas:Em primeiro lugar, o elemento mais importante dos testes é garantir que os testes escolhidos para um atleta  sejam válida. O que significa que os testes realmente isolam a característica  que você quer  obter os dados/resultado. Por exemplo,  o WOD 13.1 (10 Min AMRAP: PS & DU) … Pode-se argumentar que este é um teste de potência aeróbia, o que pode estar certo. No entanto, também pode ser um treino  de resistência muscular, resistência postural, habilidade sob fadiga e assim por diante. Neste caso, é muito fácil ver como isso não é um teste válido de potência aeróbia, ou capacidade aeróbica.
Mas, nem sempre é algo isolado ou exato. Para atletas que tiveram otinas pontuações em testes simples/cíclicos, testes de potência aeróbica, como um AirBike 10 minutos para Max calorias, apesar de terem um desenvolvimento aeróbico ruim seu sucessos foi exclusivamente de um alto limiar de dor e muita vontade de sofrer (se pode dizer isso).
É por isso que não só precisamos de uma bateria de testes válidos, mas também um grande número de testes que abrangem diferentes extremos para ver a imagem de longe e mais completa. Depois de estabelecer isso, você também deve garantir que os testes sejam confiáveis ​​e aplicáveis. ou seja, as pontuações superiores no teste se correlacionam com o desempenho no esporte / a pontuação é grande o suficiente para extrapolar.

Tipos de testes:Podemos categorizar os ​​testes de três formas: ( ou mais voce quem manda!)

1) Testes de identificação:

São usados ​​para descobrir algo individual do atleta, pontos fortes / fracos e relativos de como eles são/estão. Depois colocar um atleta através de testes de identificação, sabe-se onde eles se enquadram no espectro de -potente—-para—resistente–>  , se eles são mais fortes do que rápidos (ou vice-versa), como são seus sistemas atp-recuperação / aeróbico / anaeróbico, e se eles precisam priorizar a força absoluta sobre a resistência muscular (ou vice-versa).

2) Testes absolutos

Testes absolutos são usados ​​para determinar onde um atleta está em relação a competição em uma determinada característica. Por exemplo – Enquanto um teste de identificação me diz se um atleta é mais resistente do que potente, um teste absoluto vai me dizer o quão resistente / potente ele é relativo a outros atletas. Esse conceito pode ser posteriormente extrapolado para testes individuais e características de treinamento.
P.s se os testes absolutos que você projetou são válidos / aplicáveis ​​ao esporte, os resultados de um atleta em um determinado teste deve dizer como eles são em relação a outro atletas no esporte para essa característica  determinada(supondo que você tenha dados suficientes de atletas em diferentes níveis).

A parte mais difícil de projetar um teste absoluto é que deve atingir a mesma característica em todos os atletas para ser válida. Por esta razão, a simplicidade é o mais importante. Por exemplo, Remo 60 minutos para a  máxima distância  é um teste superior para resistência aeróbia em comparação com um Amrap de 60 minutos ; devido ao baixo componente de resistência muscular / habilidade (isto é, minimizando as variáveis ​​como faria em um estudo científico). Contudo , existe hora  e  lugar para testes misturados (que é a base do CrossFit e Condicionamento Físico). Nesses casos, recomendo combinar características em teste de várias formas possíveis para ter uma imagem completa.

Exemplos incluem…. Resistência muscular com ou sem  componente de respiração, potência aeróbia com ou sem o componente de resistência muscular, resistência postural sob fadiga, etc.

3) Testes relativos –

A maneira mais simples de explicar os testes relativos é que a característica de teste é relativa ao atleta que faz o teste. Por exemplo, no treino  ….

5 Rounds For Time:
10 Deficit HSPU (15cm)
10 Deadlifts @ 275
50 Double Unders

Dependendo do atleta, isso pode ser um teste de resistência muscular, resistência aeróbica ou recuperação de atp-cp (ou seja, é relativo ao indivíduo). O objetivo desses “testes relativos” é determinar se um atleta melhorou com uma determinada característica de treinamento.

Por exemplo – Se eu determinar que um atleta precisa melhorar seu sistema de recuperação  em um molde de treino misto, a intenção é fazer  um teste que você saiba que irá provocar essa resposta (para eles). Então, podemos determinar  se eles melhoraram essa característica no treinamento (ou seja, se eles melhoraram sua pontuação no teste, sabendo que não é devido a outro fator/variável).

P.S: O processo pode ser um pouco mais dinâmico, não sistema fechado , na realidade é baseado em “porquê”. Ou seja, saber que um atleta precisa melhorar a resistência muscular não é o que é importante. A chave é saber por que falta resistência muscular (eles precisam melhorar a densidade mitocondrial localizada, o consumo global de oxigênio e, posteriormente, seu sistema aeróbio … etc.).

Testes hierárquicos:

Depois de colocar um atleta nos tipos de testes acima mencionados, você deve descobrir como priorizar os elementos que precisam melhorar. Uma maneira fácil, embora simplificada demais, é usar a hierarquia descrita na primeira parte da série. Neste caso, você pode determinar onde um atleta está e posteriormente, priorizar seu treinamento em termos de onde ele está em relação a ele mesmo. Outra maneira de utilizar  é reformatar sua “fase de teste absoluta” de forma hierárquica (como abaixo).

crossfit-periodização-3

Avaliação hormonal: 

Performance é construída sobre a base da saúde mental e hormonal (embora a saúde e o desempenho possam ser diretamente opostos às vezes). É por isso que é fundamental que esses sistemas sejam otimizados para a nossa melhor performance. Atualmente, a forma mais eficiente de avaliar o estado hormonal dos atletas é através de teste que dará dados sobre os níveis de DHEA, cortisol, testosterona, estriol, estradiol, progesterona e melatonina dos atletas. Tal como acontece com a avaliação física, descobrir por que as coisas estão, será fundamental para restaurar um estado ótimo.

 

Aplicação:
ao estabelecer a estrutura de um programa, precisamos levar em consideração o seguinte …
1) Forças & Limitações   -> para determinar as prioridades.
2) Avaliação individual -> para determinar quais métodos serão eficazes.
3) Época do Ano   -> para determinar quais tipos de métodos são apropriados
4) Estado Mental / Hormonal   -> elementos fundamentais (interação com volume e intensidade) * Novamente, isso simplifica demais um modelo de conceito dinâmico, fluido. 

Estudo de caso:

periodização-crossfit-1

O mini estudo de caso a seguir é com um atleta. Como eu já tinha dados sobre este atleta, o filtro de testes abaixo é limitado a testes absolutos / relativos realizados como parte de uma avaliação off-season.

Testes Usados :

com base nos resultados dessa fase de teste, bem como em avaliações anteriores, determinei que as prioridades no treinamento  são

1) Base Aeróbica
2) Força de puxar em ginástica / Força de empurrar na Vertical
3) Resistência muscular em ginástica
4) Ciclo de força / Recuperação  @ Cargas moderadas 

Com base nas prioridades de treinamento acima mencionadas, época do ano (offseason) e o perfil do atleta,  a seguinte divisão de treinamento (Segunda/ Terça/Quarta/Sexta/ Sábado) ,será usada nas próximas oito semanas antes de reavaliar o progresso e ajustar para seguir em frente.

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