Respiração Saúde, performance & Lifestyle

by | May 20, 2018

Em Próximo artigos iremos falar bastante sobre Respiração e Performance e Saúde. Alguns vídeos , formas que você pode utilizar a respiração para melhorar sua vida.

Respiração Adequada

Respiração correta significa que você respira de uma maneira que é fisiologicamente ideal para o seu corpo. É o jeito que você foi projetado para respirar; porém você nunca foi ensinado .

Se você é como a maioria das pessoas, seu padrão respiratório provavelmente tem alguns problemas, por exemplo, respiração excessiva, respiração principalmente no peitoral e prender a respiração.

Hábitos de respiração como esses levam a uma falta de oxigênio e energia e são muito estressantes (Veja parassimpático e Simpático ) para o corpo.

A solução para estas questões é tornar-se consciente da maneira como você respira e, então, conscientemente reformular a maneira como você respira.

Vamos ver mais de perto por que isso é tão importante.

As conseqüências de sugar na respiração

Os maus hábitos respiratórios podem causar muitos efeitos adversos inesperados. Alguns dos mais cruciais são:

O sistema nervoso torna-se desequilibrado  – A respiração tem um impacto imediato no sistema nervoso e desempenha um papel vital na manutenção de um corpo e vida equilibrada. Um padrão de respiração disfuncional, por exemplo, uma respiração curta e forçada, resulta em um corpo tenso e níveis muito mais elevados de estresse.

Dificuldades para as vias aéreas  – Isso dificulta que o ar passe da boca para os pulmões. Como resultado, seu corpo tem que trabalhar mais e respirar mais rápido.

Os vasos sanguíneos se contraem  – o que pode levar a uma pressão arterial mais alta e forçar o coração a trabalhar mais.

Menos energia é produzida  - Uma má respiração  diminui a capacidade do seu corpo de fornecer oxigênio às células. As células ficam estressadas e precisam priorizar a sobrevivência em vez do desenvolvimento, sua evolução.

Cada processo no corpo depende do oxigênio. Alguns de nossos órgãos que mais exigem são:

O cérebro  - usa 20% do oxigênio que consumimos. Quando há escassez de oxigênio, o cérebro funciona mais lentamente e, como o cérebro regula muitas outras funções do corpo, que também são afetadas.

O coração  – constantemente ativo e batendo cerca de 100.000 vezes em um único dia, o coração é um enorme consumidor de oxigênio ea escassez no fornecimento significa que o coração não pode bombear o sangue com a mesma eficiência. Isso leva a má circulação e mãos e pés frios.

Os músculos  - A falta de oxigênio faz com que os músculos fiquem “tensos”,  e “cansados” ​​mais rapidamente, o que naturalmente tem um efeito negativo no desempenho atlético.

Agora, há muitas outras maneiras que a respiração afeta nossos corpos, incluindo dentes tortos e “anormalidades cranio-faciais”, mas não vou aprofundar aqui. Tenho certeza de que você entendeu: a respiração correta é importante.

Os 5 princípios simples da respiração correta

Felizmente, mudar seus hábitos de respiração não é tão complicado. Tudo o que você precisa fazer é adotar os cinco princípios básicos , e você terá a certeza de aproveitar ao máximo as 25 mil respirações diárias:

1. Respire pelo nariz
Cada respiração que você toma deve entrar e sair pelo nariz. Você pode pensar no seu nariz como uma pequena fábrica que refina e prepara o ar que entra para ser usado pelo corpo da maneira mais eficiente possível.

Quando você respira pela boca, os pulmões ficam com muito mais ar “não filtrado”, cru, frio, seco e cheio de vírus e bactérias. Então, seja gentil com seus pulmões e respire pelo nariz, sim?

Se você sentir que suas passagens nasais estão muito apertadas para respirar, é mais provável que você tenha respirado pela boca por tanto tempo que o nariz se adaptou.

Geralmente, não demorará mais do que alguns dias de respiração nasal para abrir as narinas novamente.

2. Respire com o diafragma
O ar que você respira pelo nariz deve descer até a barriga. 70 a 80% da inspiração deve ser feita pelo diafragma para que sua respiração seja agradável e profunda. Isso tem algumas vantagens:

Ela ajuda seus pulmões com a troca gasosa, e é muito mais eficiente .
O diafragma “massageia” seu fígado, estômago e intestinos, dando a esses órgãos um equilíbrio rítmico.
O sistema linfático, que é importante para o seu sistema imunológico, recebe a ajuda necessária para se livrar dos produtos residuais das entranhas.
A pressão no peito e na barriga diminui para que o coração não tenha que trabalhar tanto.
O peito fica mais relaxado e o pescoço e os ombros também. Como resultado, a probabilidade de dor nessas áreas diminui.

3. Respire relaxado
Não importa o que você queira fazer, você fará melhor se estiver relaxado. Como sua respiração reflete seus pensamentos e sentimentos, situações que fazem você se sentir tenso também levam a um padrão de tensão tenso e estressado. Essa maneira de respirar leva a uma falta de oxigênio que, por sua vez, deixa seu corpo e seu cérebro ainda mais estressados.

Assumir o controle de sua respiração e tornando-a mais relaxada, seu corpo “sintoniza” e se torna relaxado também, o que leva a um melhor funcionamento em geral.

Quando seu corpo está relaxado, sua saúde  e sua energia é alta, torna-se mais fácil ser feliz e amoroso em relação a si mesmo e aos outros.

4. Respire ritmicamente
Tudo tem um ritmo natural – as ondas do mar, as estações do ano, a lua. Seu corpo não é diferente. O ritmo do seu coração é medido no ECG e no cérebro no EEG.

Os hormônios no corpo segue nosso ritmo natural. Um exemplo é a melatonina que é liberada quando você vai dormir.

A respiração ideal não é diferente: quando tudo está afinado, o seu corpo funciona da melhor maneira possível.

5. Respire silenciosamente
Tossir, roncar, farejar e assim por diante são respirações sub-ótimas disfarçadas.

É fácil negligenciar todos esses sons que fazemos, mas um padrão de respiração que contém muitos deles coloca uma pressão considerável no corpo. A respiração perde seu ritmo e nós estragamos o princípio número 4.

Antes de suspirar ou tossir, geralmente respiramos fundo, o que leva a uma respiração irregular. Ronco significa que temos que compensar respirando mais rápido.

Muitos de nós respiramos mais rápido e mais alto quando falamos. Todos esses ruídos e conversas levam a uma respiração incorreta.

Como respirar corretamente

Ok, agora você sabe que sua maneira habitual de respirar provavelmente não é muito boa para sua saúde e bem-estar. Essa é uma informação importante, mas não irá ajudá-lo a menos que você implemente o hábito da respiração correta em sua vida. Veja como você faz isso:

1. Criar Disparos de Verificação Respiratória .
Escolha cinco gatilhos naturais para lembrá-lo de tomar consciência de sua respiração todos os dias. Formule-os como ” Se → , planeje” e espalhe-os ao longo do dia. Aqui estão alguns exemplos:

Se meu despertador disparar → Então eu vou checar minha respiração.
Se eu colocar terminar de lavar louça → Então eu vou verificar a minha respiração.
Se eu me sentar na  mesa → Então eu vou verificar a minha respiração.
Se eu fechar a porta do meu carro → Então eu vou verificar a minha respiração.
Se eu desligar a luz do meu quarto → então eu vou verificar a minha respiração.
Se você achar útil, também poderá usar lembretes como notas post-it ou alarmes de telefone para lembrá-lo. O importante é você fazer uma pausa e ajustar seu padrão de respiração várias vezes ao dia.

2. Analise seus hábitos respiratórios
Para mudar alguma coisa, primeiro você precisa se tornar consciente do que precisa ser mudado. Então, preste atenção em como você respira nessas situações diferentes.

Como é a sua respiração em momentos diferentes ao longo do dia? Como isso muda à medida que seu estado mental muda? Como você respira quando está focado? Bravo? Estressado? Dirigindo? Assistindo TV? E assim por diante.

Tente descobrir quando seus padrões de respiração estão abaixo do ideal e por que isso acontece.

3. Ajuste sua respiração
Finalmente, ajuste seus hábitos de respiração assim:

  • Respire pelo nariz. Feche a boca e coloque a língua no palato.
  • Estenda sua expiração. Inspire por 2 a 3 segundos, expire por 3 a 4 segundos, faça uma pausa de 2 a 3 segundos e repita
  • Seja “orgulhoso”. Certifique-se de que sua postura corporal esteja na posição vertical.
  • Relaxe. Tome consciência de quaisquer tensões que estejam ocorrendo neste momento e deixe-as ir.

Tome um momento agora para ajustar sua respiração, e será muito mais fácil lembrar como fazê-lo mais tarde. Pode ser útil colocar a memorização dessas quatro palavras-chave:

Nariz → Expire → Orgulhoso → Relaxe.

Resumo super rápido
Seu padrão de respiração regular é muito provavelmente ruim para o seu corpo.
Você pode sentir, funcionar e ter um desempenho muito melhor respirando corretamente.
Respiração adequada significa respirar pelo nariz, com o diafragma, relaxado, ritmicamente e silenciosamente.
Para reciclar seus hábitos de respiração, crie recorrentes “gatilhos de verificação da respiração”, analise e ajuste sua respiração de acordo com as quatro palavras-chave:

%d bloggers like this: