aerobico e crossfit

Treino Aerobico e CrossFit

Introdução
No esporte de condicionamento Fisico  e/ou CrossFit todos reconhecem que sem  força suficiente, você não vai conseguir nada.. No entanto, a maioria dos concorrentes não conseguem reconhecer é que um sistema aeróbio bem desenvolvido (base aeróbica) é tão importante como uma base de força, se não mais importante. Por alguma razão, ter um sistema aeróbio bem desenvolvido tornou-se um tabu na comunidade crossfit, e o treinamento para desenvolver o sistema aeróbio no crossfit  suficientemente parece ir contra a comuna. Os atletas não conseguem perceber é que embora o sistema aeróbio desempenha um papel enorme em sua capacidade de recuperação, bem como a sua longevidade no esporte. Para não mencionar o fato de que o esporte de condicionamento físico a.k,a Crossfit  é dominado por atletas com o sistema aeróbico de energia altamente desenvolvidos. Além de ajudar a melhorar a recuperação, o sistema aeróbio também afeta milhares de outros fatores limitantes para conseguir um ótimo desempenho que será discutido em detalhes neste artigo.

Para começar, uma sistema aeróbico desenvolvido diminui o Bpm:
Este é o  conhecimento comum, mas ter um sistema aeróbio bem desenvolvido irá fortalecer o músculo cardíaco para melhorar a eficiência de bombeamento do coração. O que significa , em qualquer intensidade relativa, o coração vai fazer menos trabalho para bombear o sangue oxigenado  para seus músculos

Diminuir o uso de lactato (e fazer melhor uso do lactato como combustível):
Ao fazer  exercício de alta intensidade e começar a produzir lactato. O lactato (sinônimo de ácido láctico para alguns) não provoca fadiga muscular, e pode até mesmo ser utilizados como uma fonte de combustível. No entanto, lactato deve primeiro passar por um processo . Se alguém tem um sistema aeróbio poderoso de lactato shuttle  para o Ciclo de Brooks (shuttle aka lactato) .significa que o lactato será convertido em piruvato que, em seguida, entra no ciclo de Krebs e é convertido em ATP pelo sistema aeróbico. O corpo pode, em seguida, distribuí-lo para os músculos  sob coação, ou utilizar o lactato em combinação com o oxigênio como combustível. No entanto, os que não têm um sistema bem desenvolvido aeróbico pode passar por um processo menos eficiente para transformar lactato em combustível chamado  ciclo de Cori . No  “Cori ” é voltada para piruvato. O piruvato, então, submeter-se a gluconeogênese o que significa que seria convertida em glucose para ser utilizada pelos músculos. Deve-se também ter em mente que, quando o lactato é produzido e hidrogênios carregados positivamente (H +) de ion é liberado, que pode potencialmente alterar o Ph em um músculo. O H + é rapidamente tamponado no sangue  e convertido em dióxido de carbono o qual é enviado para os pulmões e exalado (a fim de manter o equilíbrio de ácido-base). Embora este fato não é necessário conhecer, é relevante para o processo. (Também ter em conta que  é uma versão altamente simplificada do que acontece, mas por uma questão de coerência eu deixei de fora alguns  passos. Se você gostaria de saber o resto dos detalhes científicas Voce pode se inscrever no nosso Curso e treinamento  Condicionamento Fisico

Aplicação no Esporte:
Se você não tiver um sistema aeróbio bem desenvolvido poderá acumular excesso de lactato/ácidos no músculo devido ao fato de que você não pode de forma eficiente joga-lo através do Ciclo de Brooks e usá-lo como combustível. Onde isto significa  que você vai ser obrigado a fazer pausas no momento que  você não deveria, e as quebras serão maiores   do que seria se você tivesse um sistema aeróbio bem desenvolvido. Devido a isso você vai ter que trabalhar muito mais para sustentar um ritmo que outros competidores  acham administrável (isso se aplica a maior intensidade, ou com uma base anaeróbia,  onde o sistema oxidativo não é o sistema de energia predominantemente em uso).

Restaurar ATP-CP Mais rápido:
Eu já escrevi um artigo inteiro sobre a “bateria ATP-CP”, que você pode encontrar aqui ….Crossfit e a  bateria: força absoluta não é tudo no esporte de Crossfit . Portanto, para manter esta seção concisa, eu vou discutir isso em termos mais gerais. Ao usar o ( sistema oxidativo) sistema aeróbio você gera ATP através do metabolismo aeróbico. Que é muito eficiente. Metabolismo aeróbico gerar “38 moles de ATP por 1 mole” do glicogênio, o que permitirá  recarregar rapidamente a bateria CP (sem discutir quantas moles de ATP outros sistemas ressintetizar, só sei que 38 é muito). Como já discutido no artigo anterior, este é um dos motivos  que muitos atletas de endurance  têm “boas”  baterias CP em relação a outros atletas.

Diminuir o tempo do EPOC para alcançar a base
Depois de um treino de  alta intensidade o  oxigênio é necessário para restaurar os sistemas corporais para a homeostase. Não só as suas fontes de combustível precisam ser repostas, mas seu corpo também deve equilibrar seus hormônios, e mudar  para um estado anabólico. No entanto, a questão é que, após o exercício   intenso seu corpo vai para o que é conhecido como “débito de oxigênio”.

Que é formalmente conhecido como EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício).O que significa que você precisa  pagar uma  “dívida” para se recuperar totalmente (também ter em mente que quanto maior o EPOC,  leva mais tempo para pagar ). Alguns fatores que contribuem para o EPOC incluem reposição de ATP-CP, convertendo lactato a piruvato e ressintetizando glicogênio. Este período de recuperação também ajuda seu corpo a reduzir  a sua temperatura e voltar a base, e trazer os batimentos a  um nível de repouso (hemoglobina também é reoxigenado no sangue neste momento). Neste ponto, você pode estar se perguntando por que isso é importante Bem …, se a capacidade aeróbica é maior, menos tempo vai demorar para trazer o corpo de volta a base e pagar o “débito de oxigênio”.

Aplicação no Esporte  de Crossfit e Condicionamento Físico
Durante toda a competição de fitness voce  é “forçado” a participar de vários eventos / treinos em um dia. Se a pessoa não tem uma  base aeróbica  não vai trazer seu corpo de volta à linha de base entre os eventos/treinos e continuará “desgastado”, conforme o dia passa. Por outro lado, um atleta com uma grande base aeróbica será capaz de pagar totalmente suas dívidas entre os eventos e terá maiores chances  para executar seu potencial..Esta ideia também pode ser representado em um cenário tipo o  Crossfit Games onde os atletas estão realizando treinos múltiplos no mesmo dia para até cinco dias seguidos. Muitos atletas começa muito  forte, mas lá pelo terceiro ao quarto dia dos Games  começam a desaparecer . Por outro lado, existem inúmeros competidores   apenas ok  nos primeiros dias, para ser totalmente recuperado durante a  Semana  e termina a competição em um lugar no topo. Obviamente muitos fatores entram , além de uma grande capacidade aeróbica, mas você pode garantir que aqueles que  sustentam a  intensidade ao longo da competição têm uma  base aeróbica para lhe ajudar.

Outras Considerações:
Fora do âmbito deste artigo, é importante notar que:
-Construir uma base aeróbica também irá aumentar enzimas oxidativas nos músculos (bem como as reservas de glicogênio / triglicéridos nos músculos).
-Sem a base aeróbica  um atleta realizando regularmente atividades de intensidade os hormônios estarão fora de sintonia , o que irá prejudicar significativamente qualquer progresso planejado

Aplicação na Programação de treino :

Assim como no treinamento de força, a construção de uma base aeróbica requer uma programação bem pensada. Você nunca iria apenas pegar pesos aleatórios e jogar para cima e fazer as repetições que vem à mente naquele momento. Então, por que os atletas iriam executar um treino aleatório  ou fazer um  METCON longo a cada duas semanas e esperando  que a sua capacidade aeróbica melhorar significativamente?Ela só faz sentido se você fizer uma progressão  para construir a sua capacidade aeróbica sem perder  força ou a afetar a sua recuperação.

Se o seu interesse em receber uma programação destinada a melhorar a sua capacidade aeróbica ou  outras deficiências que possa ter;  vá para a página de treinamento de condicionamento físico e crossfit.

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